Entre os dias 26 e 30 de junho São Paulo foi tomada pelo público gamer, graças à realização da primeira gamescom latam, edição latino-americana do evento alemão que é considerado o maior da indústria de videogames. E já em sua primeira edição superou todas as expectativas, com um público de mais de 100 mil pessoas nos cinco dias do evento.
LEIA TAMBÉM:
- Antes mesmo do lançamento, DLC de “Elden Ring” quebra recordes no Metacritic
- Lançamentos de games – Julho de 2024
O evento chegou na América Latina graças à junção da gamescom com o BIG Festival, evento gamer já tradicional aqui no Brasil. E o resultado foi bem acima do esperado: segundo divulgou o evento, em comunicado à imprensa, o público dobrou o do BIG Festival de 2023, com pessoas vindo de mais de 70 países do mundo.
“A gamescom latam mostrou, mais uma vez, a importância e a grandeza da indústria de jogos no continente. Dobramos o número de visitantes do BIG Festival do ano passado e a expectativa é que em 2025 esse número aumente ainda mais. Ano que vem estaremos em um novo lugar com o dobro do tamanho do que foi essa edição”, afirmou Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam.
Já Felix Falk, diretor geral da Game, a Associação Alemã da Indústria de Jogos, e dono da marca gamescom, a edição latino-americana do evento veio para ficar:
“O grande sucesso da gamescom latam deste ano é o primeiro passo impressionante para se tornar um dos maiores eventos globais da indústria de jogos. Foi emocionante para os fãs e frutífero para visitantes, empresas e parceiros internacionais. Graças a todas as equipes de todos os parceiros que fizeram um excelente trabalho nesta primeira edição.”
Os números da gamescom latam 2024
Além do público incrível de mais de 100 mil pessoas, os números da gamescom latam impressional e foram gigantescos.
Confira:
- Mais de 100 mil pessoas de mais de 70 países
- Cerca de 2 mil visitantes na área B2B, 66 países internacionais
- 13 patrocinadores
- 1.020 marcas presentes no evento de 54 países
- 73 expositores e 51 co-expositores
- 47 espaços de experiência de parceiros
- Mais de 200 publishers (76 publishers expondo conteúdo para o público final)
- Mais de 700 estúdios na área B2C e B2B
- Mais de 400 jogos para testar e 81 lançamentos
- 25 mil metros quadrados
- 16 áreas proprietárias
- 226 horas de conteúdo
- 434 palestrantes em 5 dias
- 4.724.215 milhões de visualizações das transmissões online nos canais oficais (sem incluir conteúdos retransmitidos de criadores parceiros)
- Participaram mais de 1 mil criadores de conteúdo
- 25 parceiros de mídia de 3 continentes
- 314 canais de comunicação compareceram para cobrir o evento
A edição de 2025
Antes mesmo da primeira edição da gamescom latam chegar ao fim, já se tinha uma certeza: em 2025 o evento retorna e promete ser ainda maior, mesmo em um cenário onde a indústria de videogames parece estar entrando em uma fase ruim, com inúmeras demissões assolando estúdios de desenvolvimentos em todo o mundo.
Para 2025, as datas já estão confirmadas: a gamescom latam acontece entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo.
Descubra mais sobre Gazeta Geek
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.