Depois de muita promessa e rumores, “Valorant” finalmente chegou aos consoles de última geração (PS5 e Xbox Series). Já consagrado como um dos mais populares FPS da atualidade, o jogo da Riot Games tem tudo para dar um novo suspiro ao gênero nessas plataformas.
Lançado em fase Beta no dia 14 de junho, os jogadores que se inscreveram para a fase de testes nos consoles foram recebendo suas chaves gradualmente e hoje já se pode verificar que a base de jogadores no PS5 e no Xbox Series já está forte, sem grandes esperas para encontrar partidas, sejam elas causais ou competitivas.
Leia também:
- Gamescom latam 2024 supera expectativa com público de mais de 100 mil pessoas
- Lançamentos de games – Julho de 2024
A jogabilidade de “Valorant” nos consoles
Em se tratando de jogabilidade nos controles de consoles, “Valorant” segue basicamente os padrões dos jogos de FPS já existentes. A grande diferença fica para os botões que acionam as habilidades únicas de cada personagem.
Além disso, ao iniciar “Valorant” em algum dos consoles em que ele está disponível, o jogador pode escolher entre dois layouts de controles para melhor se adequar à sua jogabilidade: clássico, que é mais parecido com os jogos de tiro já existentes, e um layout próprio de “Valorant”. A diferença, na verdade, nem é tanta, e a escolha vai mesmo do gosto de cada jogador.
Dito isso, se você (assim como eu), chegou em “Valorant” nos consoles após jogar, mesmo que pouco, o FPS da Riot Games no PC, você pode acabar (assim como eu) verificando sempre a tela para saber qual botão aciona cada habilidade. Isso não é necessariamente algo negativo e logo o jogador se acostuma com as novas formas de comando e não atrapalha em nada a experiência no jogo.
Provavelmente a maior diferença entre as duas versões do jogo seja em como o jogador pode acessar o mapa em tela cheia. No PC, basta clicar em um botão. Já nos consoles, pela limitação de botões dos controles, o jogador precisa de mais de um apertado de botão para acessá-lo. Mais uma vez, isso não afeta em absolutamente nada a experiência geral do jogo.
Tudo em todos os lugares
Talvez o ponto mais positivo da chegada de “Valorant” aos consoles de nova geração é que ele já chegou com cross-progressão ativada. Sim, tudo o que você conquistou enquanto jogava no PC vai estar disponível para você nos consoles.
A única coisa que não será igual entre consoles e PC é o elo do jogador em partidas ranqueada. Claro, jogadores de PC (com mouse e teclado), tem sempre maior vantagem sobre quem joga com controles e, por isso, os elos de partidas ranqueadas serão diferentes entre essas plataformas.
Há, e “Valorant” nos consoles também é cross-plataforma. Ou seja: jogadores de PS5 e Xbox Series podem se enfrentar tanto em partidas casuais como ranqueadas.
No geral, “Valorant” nos consoles entrega uma experiência sólida de FPS nessas plataformas e não perde em nada quando se compara com a experiência que o jogo da Riot Games já entregava nos PCs.
O lançamento, mesmo que ainda em fase Beta, é um movimento mais do que acertado da Riot Games, que começa a se posicionar ainda mais forte no mercado de games, agora oferecendo um de seus mais populares títulos para consoles.
Agora, a esperança que fica nos jogadores de “Valorant” é sobre o lançamento do jogo para plataformas mobile, já comentada pela Riot Games mas que ainda não possui uma janela de lançamento definida.
Valorant (PS5, Xbox Series) - 2024
-
9.5/10
-
9.5/10
-
9.5/10
-
6/10
-
10/10
-
10/10
Resumo
Valorant para consoles chega trazendo a mesma experiência que o título da Riot Games entrega nos PCs, agora com sua jogabilidade adaptada para controles, seja de PS5 ou Xbox Series. Com isso, o FPS tem tudo para crescer ainda mais em popularidade.
Descubra mais sobre Gazeta Geek
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.